A missão do CHANGE é identificar soluções de política pública e de governação cientificamente sustentadas que visem uma economia amiga do ambiente, eficiente em termos de recursos e competitiva no contexto das alterações globais.
A visão do CHANGE é posicionar-se como centro de Investigação e Desenvolvimento de referência para o desenvolvimento, avaliação e operacionalização de políticas públicas inovadoras e melhoradas com relevância e impacto nas Alterações Globais e Sustentabilidade.
O CHANGE pretende produzir novo conhecimento e promover atividades de investigação científica e inovação que apoiem a adaptação de políticas públicas e a definição de novas estratégias de governação que contribuam para uma economia resiliente, conciliada com o ambiente, e eficiente face ao uso dos recursos.
Os objetivos do CHANGE são:
Promover investigação científica que contribua para informar uma conceção de políticas públicas de base científica.
Contribuir para a avaliação com base científica da execução da implementação da política científica nacional nas ciências ambientais, agrícolas, económicas e sociais, numa perspetiva integradora da Sustentabilidade.
Fomentar e desenvolver a colaboração com outras instituições de investigação e desenvolvimento tecnológico, nomeadamente através do intercâmbio científico, posicionando-se em redes e consórcios nacionais e internacionais relevantes.
Colaborar com parceiros dos sectores privado, público e cooperativo para melhor adequar os resultados da investigação a questões identificadas na prática, aumentando o impacto social do conhecimento produzido.
Promover a divulgação, o interesse e o reconhecimento do conhecimento científico e tecnológico junto dos estudantes e da sociedade.
Linhas Temáticas do CHANGE
As atividades do CHANGE são organizadas em cinco Linhas temáticas (LT) independentes mas interligadas.
Saber mais