A LT4 concentra-se no avanço do conhecimento que apoia políticas e promove a transição energética para uma economia circular, neutra em carbono e regenerativa.
Coordenador
João Pedro Gouveia, CENSE
A LT4 centra-se no avanço do conhecimento que apoia a política e promove a transição energética para uma economia circular, neutra em carbono e regenerativa.
As actividades relacionadas com o LT4 apoiam o desenvolvimento de políticas, medidas e instrumentos de I&D que permitam promover trajectórias alternativas tecnica e economicamente viáveis, e socialmente aceites para alcançar os objectivos de neutralidade climática, circularidade e resiliência, prevenindo simultaneamente as desigualdades sociais, promovendo a utilização sustentável dos recursos e preservando os ecossistemas. A LT4 pretende contribuir para o desenvolvimento de ferramentas analíticas para alcançar trajetórias circulares e de carbono zero para a economia portuguesa, alinhadas com os ODS da Agenda 2030, apoiar a avaliação e adoção de soluções climáticas em diferentes setores (edifícios, indústria, transportes, produção e transformação de energia e sistemas naturais), bem como o desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio circulares e de infraestruturas verdes e azuis para a sustentabilidade urbana.
A LT4 visa também contribuir para o desenvolvimento de ferramentas e métodos de apoio à decisão para melhorar os processos de decisão política, promover competências de planeamento estratégico e apoiar a conceção de políticas e a implementação de acções de governação a vários níveis, desde a escala local à nacional. As principais áreas de política pública ligadas à LT4 incluem o Roteiro Português para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050), o Plano Nacional para a Energia e Clima (PNEC2030), a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação de Edifícios (ELPRE2050), as Estratégias Locais e Nacionais de Adaptação às Alterações Climáticas e o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC). A linha temática LT4 também se interligará com outras linhas temáticas CHANGE, contribuindo para enfrentar os desafios, por exemplo, da Estratégia "Do Prado ao Prato" da UE (LT2), do Pacto Europeu para os Solos (LT3), da Lei das Matérias-Primas Críticas, ou apoiando os governos locais na melhoria do desenvolvimento sustentável e na redução das vulnerabilidades regionais e das desigualdades socioeconómicas (LT5).
De um modo geral, esta linha temática é uma componente crítica para alcançar um futuro energético sustentável e justo. Exige colaboração e inovação em múltiplos sectores e disciplinas, sustentadas por um compromisso firme com um quadro tecnológico.
Através da LT4, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de políticas e ferramentas que possam apoiar a transição para um modelo económico mais regenerativo e equitativo, mitigando simultaneamente os impactos das alterações climáticas e da utilização dos recursos e promovendo a justiça social e ambiental.
Laboratório Associado CHANGE
Identificamos soluções de governação e políticas públicas, devidamente sustentadas pela ciência e uma equipa que desenvolve, avalia e recomenda políticas públicas inovadoras no âmbito das alterações globais e da sustentabilidade.
As outras Linhas Temáticas do CHANGE