O Laboratório Associado CHANGE - Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade, integra três Centros de I&D multidisciplinares na vanguarda da investigação nas áreas da Sustentabilidade, Conservação e Ambiente, com mérito reconhecido ao nível da investigação e desenvolvimento, bem como na conceção de instrumentos de política pública e envolvimento em comissões consultivas para o desenvolvimento de políticas públicas:
O CHANGE irá acrescentar mais do que a soma das valências individuais dos 3 Centros de I&D - tem como objetivo aplicar abordagens transdisciplinares para realizar uma investigação realista, de ponta e inovadora e desenvolver a transferência de conhecimento e tecnologia, para responder a vários desafios políticos e societais resultantes da plena implementação do Pacto Ecológico Europeu. O CHANGE foi concebido para apresentar soluções políticas realistas para economias respeitadoras do ambiente, eficientes em termos de recursos e competitivas no contexto das alterações globais atuais e futuras.
O CE3C é um centro de investigação único que se centra na Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, os "3 E's". O CE3C está na vanguarda da investigação biológica, centrando-se em questões relacionadas com a sustentabilidade e a conservação. O CE3C estabeleceu-se como um centro de investigação de topo, atuando como uma referência internacional e contribuindo ativamente para as políticas dos seus domínios.
O Centro acrescenta uma nova dimensão ao aumento do conhecimento para enfrentar os desafios societais, incorporando a compreensão científica e produzindo soluções técnicas e políticas, combinando investigação de excelência, investindo em linhas de investigação emergentes e em formação avançada.
O CENSE é um centro de excelência em investigação interdisciplinar e educação avançada em sustentabilidade. Numa atmosfera de colaboração e liberdade para inovar, o CENSE explora novos caminhos para a construção de uma sociedade sustentável. Sendo um centro cientificamente reconhecido, integra redes internacionais e nacionais, num ambiente vibrante que atrai os melhores estudantes e investigadores.
O CENSE produz conhecimento que informa decisões e promove a co-criação de soluções com a sociedade através de uma ciência que faz a diferença.
O MED é uma unidade de I&D multidisciplinar, focada na sustentabilidade de ecossistemas e sistemas alimentares no contexto mediterrânico, sendo um parceiro fundamental e dinâmico no Mediterrâneo Ocidental, responsável por desencadear novas abordagens para a investigação respondendo em simultâneo, às expectativas da sociedade.
A investigação do MED assenta num conceito virado para as exigências do futuro, onde a integração de conhecimento e abordagem sistémica são fundamentais para a formulação e análise dos problemas.
A co-aprendizagem e a co-construção do conhecimento, com um conjunto diversificado de stakeholders, é central para o posicionamento do MED. A localização específica do MED, numa região agrícola com elevados valores de natureza e uma significativa dinâmica de mudança, desencadeia o envolvimento do MED com a prática. A investigação desenvolvida no MED abrange uma ampla gama de escalas, desde a célula até à parcela, à paisagem e às redes globais.
A distribuição geográfica das Unidades de I&D que constituem o CHANGE é de especial relevo - com forte incidência nas regiões do Alentejo (Évora e Beja) e Algarve, além da área de Lisboa e dos Açores e a coordenação a partir de uma cidade do Interior são essenciais para enfrentar os desafios das regiões mais expostas e vulneráveis da Europa, em termos de alterações climáticas e globais, e para reforçar e atrair investigadores altamente qualificados capazes de encontrar soluções adequadas para enfrentar estes desafios.
Saiba mais sobre: