O evento Agenda Solo reuniu, no passado dia 14 de dezembro, no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P, em Oeiras, um diverso painel de oradores para discutir o tema Solo e Água, entre os quais o Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e Martin Kováč, ex-Secretário de Estado do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Eslováquia.
Promovido pelo CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade, e coorganizado com o PlanAPP (Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública), o INIAV, I. P., e a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o evento contou com a apresentação do projeto Solo e Água 2030. Iniciado em outubro de 2023 e desenvolvido pelo CHANGE em parceria com o PlanAPP, o projeto identificará objetivos e metas concretas de política pública para estratégias de mitigação de emissões e de adaptação às alterações climáticas destes dois recursos.
O papel do nexus Solo e Água no combate à escassez hídrica e a integração do tema nas políticas públicas foi um dos temas sobre o qual o painel de oradores se debruçou, juntamente com questões relacionadas com os binómios Solo e Exploração Agrícola, Solo e Perspetivas Regionais.
Oradores e comentadores de vários setores - academia, administração pública e setor privado – e com atuação a diferentes escalas – regional, nacional, europeia, trouxeram a debate perspetivas múltiplas e complementares e permitiram contemplar a complexidade do tema.
Em resultado do evento e das reflexões daí decorrentes, destaca-se a importância do solo, da sua gestão adequada, da criação e partilha de conhecimento e finalmente, do enquadramento destes na política pública. A importância da co-construção e envolvimento de múltiplos atores, incluindo Agricultores, Academia, Associações, Administração e Decisores Políticos neste processo co-creativo, foi também claramente evidenciado como um fator essencial para uma gestão integrada e sustentável do solo e da água.