O CHANGE assinalou o Dia Mundial do Ambiente com a mesa-redonda “Um ambiente, vários desafios, muitas mudanças” - um espaço de diálogo sobre políticas públicas para o ambiente com o contributo de diversos investigadores e decisores políticos.
Mais de 80 pessoas, entre investigadores e stakeholders regionais e locais, marcaram presença na Herdade da Ribeira Abaixo, em Grândola, para assistir à mesa-redonda ‘Um ambiente, vários desafios, muitas mudanças’, no passado dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.
A iniciativa contou com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, e Maria do Céu Nunes, Ministra da Agricultura. Também representantes das Universidades ligadas ao CHANGE marcaram presença, como Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, João Sáàgua, Reitor da Universidade Nova de Lisboa, e Luís Carriço, Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em representação do Reitor da Universidade de Lisboa.
A iniciativa contou ainda com a presença de Carmen Carvalheira, Vice-Presidente da CCDR Alentejo, António Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Grândola, e Laura Rodrigues, Presidente da Direção do SMART FARM CoLab.
O CHANGE esteve representado por Teresa Pinto Correia (MED), Cristina Máguas (cE3c) e Rui Santos, da Direção do Laboratório Associado.
O CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade é o primeiro Laboratório Associado dedicado por completo à Mudança Global e Sustentabilidade em Portugal, integrando três unidades de investigação nacionais de excelência nesta área: o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento – MED e o Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade – CENSE.
Ver notícia no website do CE3C
Na imprensa:
Ministro do Ambiente hoje em Grândola e Reguengos, Tribuna Alentejo