Fórum Solar Fotovoltaico promove colaboração multi-sectorial para uma transição energética equilibrada

No passado dia 23 de outubro de 2024, o Laboratório Associado CHANGE, coordenado pelo MED da Universidade de Évora, organizou o “Fórum Solar Fotovoltaico: promover uma transição energética equilibrada através da colaboração multi-sectorial”. O evento, realizado na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo, IP) em Évora, contou com a participação de 40 representantes de diversos setores (academia, administração pública, ONGs, associações e promotores do setor energético), focando-se nos desafios e oportunidades da implementação sustentável de centrais fotovoltaicas.

Durante o fórum, discutiram-se temas cruciais para o desenvolvimento equilibrado do setor energético, incluindo a necessidade de uma coordenação intersectorial para otimizar os impactos socioeconómicos e ambientais destas infraestruturas. Em particular, a Vice-Presidente da CCDR Alentejo, IP, Carmen Carvalheira, o Titular da Cátedra Energias Renováveis da UÉ, Pedro Horta, e a Diretora Executiva do CHANGE, Susana Filipe, destacaram a importância da criação de parcerias sólidas entre academia, setor privado e sociedade civil para uma transição energética sustentável e inclusiva.

Com base nas discussões realizadas, será desenvolvido um Policy Brief, propondo recomendações concretas para apoiar políticas públicas que garantam uma implementação ajustada das centrais fotovoltaicas ao território do Alentejo e contribuam para o cumprimento das metas energéticas de Portugal para 2030.

 

Mais informação disponível aqui.


Nota de imprensa conjunta MED/CHANGE & Cátedra Energias Renováveis (Universidade de Évora) e CCDRA Alentejo, IP

Nota de imprensa conjunta MED/CHANGE & Cátedra Energias Renováveis (Universidade de Évora) e CCDRA Alentejo, IP

Nota de imprensa